(61) 3202-0220 | (61) 98419-1331 | oficinarte@gmail.com

SCLN 104 Bloco C - Loja 52 | Brasília - DF - Brasil

© 2019 Oficina de Arte, Espaço de Arte e Cultura

Lápis, o instrumento universal

June 27, 2016

"O lápis é o instrumento mais mágico e genial que o homem inventou. Ele é uma extensão do cérebro." 
Francesc Petit

 

As vezes não sabemos escolher o lápis mais adequado para expressar melhor nossos dotes artísticos por mais modestos que eles sejam.

 

O primeiro passo na escolha de um lápis é escolher uma boa marca e um número com a letra certos para fazer aquilo que desejamos.

 

Um desenho rápido, bem encorpado com traços fortes e expontâneos você pode usar um 6B que possui um grafite mole, escuro e facilita a expressão, sombras e volumes que ressaltam bem o desenho. Ele é macio e o desenho pode ser manipulado com a ponta dos dedos para esfumaçar os traços.


O lápis 6B tem valores comparados com o carvão vegetal, muito usado por todos os grandes artistas.

 

É muito importante que a mão fique solta para poder desenhar com desenvoltura. O erro é o caminho certo, não se deixe abater por um rabisco feito mal porque isso é natural. O traço preciso muitas vezes não é artístico, pois ele é frio sem nenhuma expressão.

 

Rabisque à vontade, suje milhares de folhas de papel, procure se divertir. Qualquer rabisco é uma expressão da sua vontade, humor e desejo.

 

Fique íntimo do lápis e do papel. Esse é o primeiro passo para se tornar um artista!

 

É claro que ninguém nasce sabendo, é preciso aprender. E como faz para aprender a desenhar aquele que não tem um professor ou um tutor? Simplesmente copie, copie tudo o que estiver à sua volta, sejam livros ilustrados, fotos, objetos ou histórias em quadrinhos. Copie tudo que estiver ao seu redor com lápis e papel. Inicie com coisas simples, faça figuras geométricas, cubos, bolas, triângulos, cones e crie volumes a partir das sombras. Desenhe tudo o que estiver dentro ou fora da geladeira: frutas, peixe, legumes... Desenhe seu mundo, todas as coisas que você gosta!

 

Vai perceber que você também é um artista! E só precisava começar!

Please reload