Nossa História

A Oficina de Arte nasceu em 1997 em uma pequena sala na 307 norte, onde inauguramos a escola/ateliê com filhos de amigos e o primeiro filho de Ângela Brito, que tinha apenas 1 ano. Lá seria colocada em prática as duas formações profissionais da idealizadora do projeto: a pedagogia e as artes plásticas.

Nascida da ideia de criar um espaço de artes inédito em Brasília, a Oficina de Arte encarnou o ideal de poder criar uma metodologia própria com o fazer artístico, que fosse um momento único na semana das pessoas, cheio de criatividade, alegria, aprendizagem e prazer.

O projeto vingou e agora, aos 24 anos de existência, a Oficina de Arte agrega diversos cursos, artistas profissionais e uma história de exposições de artes, eventos e centenas de alunos que aqui passaram.

Nossa Metodologia

 

Nossa metodologia de ensino pode ser resumida de acordo com dois grupos etários:

Infanto-juvenil

 

Para as crianças ela é baseada no ensino da arte através de "vivências significativas" em projetos e técnicas artísticas orientadas por nossos arte-educadores.

Os projetos são elaborados e inspirados em temas atuais e interesses em comum.  Podem interligar com a História da Arte, movimentos artísticos, estudos nas artes de materiais e técnicas.

Os conteúdos são desenvolvidos através de atividades artísticas individuais e coletivas com o auxilio da pesquisa, observação e orientação técnica respeitando o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de cada aluno dentro do grupo.

As técnicas artísticas como desenho, pintura, são adaptadas e experimentadas nessas diversas idades e especificamente artesanato, arte-ecológica, origami, cerâmica entre outras para os cursos infantis. 

As atividades são realizadas baseando-se no interesse e na descoberta.

Há sempre uma busca da identidade artística na forma de expressão dos alunos. 

Jovens, adultos e 3ª idade

Baseia-se no foco de interesse individual do aluno pois nessa fase o aluno costuma já trazer interesses e objetivos mais pontuais.

Os temas, técnicas e materiais são apresentados de forma que ele cresça teoricamente e tecnicamente em suas habilidades com a orientação do professor.

As técnicas são apresentadas de acordo com o interesse do aluno ou por uma sequência acadêmica utilizadas nas Artes.

Na 3ª idade acontece também como no curso para adultos, porém muitas vezes associando ao relaxamento, o prazer e à arte-terapia de acordo com as condições individuais favorecendo momentos de encontro com a Arte, sempre com  auxílio técnico do professor.