slideshow home atelieonline 1.jpg

Ateliê Online de Desenho

COMO ACONTECE A AULA

As aulas online acontecem integralmente por videoconferência, com um encontro semanal de duas horas de duração. O Ateliê de Desenho tem uma constância de prática ligeiramente diferente de um curso de desenho focado somente em apresentar técnicas, por isso, intercalamos as aulas de cunho mais teórico - onde conteúdos específicos são apresentados, como por exemplo “proporção da cabeça humana” ou “perspectiva de dois pontos de fuga” - entre duas ou três aulas de análise e feedback, cujo ponto de partida são os desenhos realizados pelos alunos, onde acompanhamos e orientamos a produção de cada um, conversamos sobre suas dúvidas e propomos sugestões de estudos e exercícios de acordo com as dificuldades apresentadas.

METODOLOGIA

As técnicas de desenho são apresentados de acordo com o conhecimento individual e os interesses de cada aluno, ou seja, com respeito ao que o aluno traz consigo de bagagem, sua expressão pessoal e tempo de aprendizado. Dentro dessa visão, trabalhamos a prática do desenho por meio de três pilares principais: desenho de observação, desenho criativo (ou de imaginação) e desenho orientado. É a partir deles que o professor demonstra as técnicas, bem como os estudos e exercícios correspondentes, orientando e estimulando cada um de acordo com o avançar gradual dentro da prática do desenho.

CONTEÚDO

Esses são alguns dos principais tópicos trabalhados com os alunos:

 

- Técnicas de desenho de observação

- Desenho de Volume

- O Desenho Gestual e a Figura em Movimento

- Luz e sombra

- Drapejamento (estudo das roupas e tecidos)

- Composição

- Desenho da Figura Humana (proporções e anatomia)

- Perspectiva (cenários e paisagens), dentre outros

 

Todos esses tópicos são apresentados gradualmente e revisitados a cada desenho feito pelo aluno, juntamente com o processo em si, que engloba habilidades básicas como a prática do esboço e da construção do desenho por etapas. Desse modo, o aprendizado do desenho se faz em forma “espiral”, onde sempre revisamos os temas já vistos, levando o aluno a uma desenvolvimento progressivo.

TÉCNICAS e RECURSOS

Cada um dos três pilares do desenho envolvem um conjunto de técnicas específicas onde aluno irá aprimorar sua capacidade de observação, sua sensibilidade criativa e expressiva e ampliar seu repertório de técnicas que vão lhe permitir “dar vida” aos produtos da sua imaginação.

 

Os materiais/técnicas mais utilizados são desenhos em Grafite, Nanquim, Lápis de cor, Canetas são algumas das técnicas/materiais utilizados nos trabalhos artísticos.

FAIXA ETÁRIA

A partir de 14 anos.

MATERIAIS

Para iniciar o curso, começamos com os materiais básicos: lápis grafite e papel. Mas com o avançar das aulas, materiais adicionais serão inseridos explorados. De qualquer forma, o aluno receberá do professor indicações sobre o que adquirir em loja especializada. 

(61) 3202-0220 | (61) 98419-1331 | oficinarte@gmail.com

SCLN 104 Bloco C - Loja 52 | Brasília - DF - Brasil

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • YouTube
  • Wix Twitter page

© 2020 Oficina de Arte, Espaço de Arte e Cultura