top of page
Angela Brito

Tipos de lápis grafite


Você conhece o lápis desde criança e de repente um dia descobre que ele é um instrumento de desenho e possui uma variedade de tipos que não tem nenhuma ideia para que serve?

Existe uma variedade de grafites, desde os que têm uma dureza maior até os mais macios. Essa variedade vale tanto para lápis quanto para os grafites de lapiseira.

Os mais duros (família “H”, que vem de “Hardness”) fazem linhas finas e tem uma tonalidade de cinza mais pálida. São excelentes para esboços com traços leves, linhas de construção, ou desenhos técnicos. Já os grafites mais macios (família “B”, de “Blackness”), linhas grossas e tonalidades escuras. São ideais para o sombreamento. Existem ainda os intermediários: o HB e o F (de “Fine”). Ambos têm uma tonalidade média, ideal para rascunhar ou mesmo escrever."

Ele tem uma composição de grafite com um tipo de carvão para cada número e letra de lápis que resulta nas diferentes graduações, tonalidades e efeitos nos papéis.

Cada número e letra corresponde a um lápis diferente e a gradação segue a seguinte ordem:

6H 5H 4H 3H 2H H F HB B 2B 3B 4B 5B 6B 7B 8B

(Do mais duro/claro ao mais macio/escuro)

Os lápis da familia “H” devem ser apontados com apontador e o acabamento da ponta deve ser feito com lixa (serve lixa de unha). O mesmo não deve ser feito com os “B”, eles devem ser apontados com estilete, sextavando-o. O acabamento da ponta também deve ser feito com lixa.

O objetivo dessa variação é ajudar quem está começando no desenho. Para fazer a gradação da sombra (degradê) de um desenho, por exemplo, deveria se utilizar de cada um dos lápis. Porém o bom desenhista utiliza primeiro o HB (lápis ou lapiseira 0.3) para o traçado e depois consegue (quase) todas as tonalidades com um único lápis – o 6B, por exemplo.

Teste várias forma de pegar no lápis 6B, até conseguir fazer os tons mais claros possíveis que seu 6B pode dar! Quem tiver dificuldades de fazer os tons muito claros, pode trocar para um 3B ou 4B. Ferramentas que auxiliam a conseguir tons mais uniformes são pedaços de papel toalha, esfuminho e até seus próprios dedos.

As ferramentas que atenuam as sombras são o algodão, o pó de borracha (que é feito lixando a borracha) e a “limpa tipos”.

E depois de terminar um desenho é sempre bom usar fixadores, caso contrário o desenho irá perder sua qualidade original uma vez que o grafite se solta do papel. Existem vários fixadores no mercado, dê preferência aos foscos – por exemplo: verniz fixador fosco Acrilex ou mesmo fixadores de cabelos.

Qualquer dúvida entre em contato conosco!

550 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page